Buffes, Tapas, Rodízios e Os Excessos Alimentares

Privarmo-nos de vida social e de jantares de convívio porque queremos emagrecer ou controlar o peso é algo que não recomendo e pode até ser contraproducente a médio prazo. No entanto, se podes escolher o restaurante não escolhas estes.

Força de vontade e Motivação não bastam

Depender da força de vontade e motivação para ir a um restaurante cheio de comida à descrição e não comer mais do que é necessário, pode parecer fácil à partida para quem está motivado mas, na prática, para o fazer teríamos de ignorar uma mão cheia de estímulos que o nosso cérebro percepciona como motivadores para comer em excesso.

Se dependermos a maioria das vezes apenas da “Força de Vontade” para controlar a nossa alimentação o mais provável é acabarmos a comer mal e demais a maioria das vezes.

Emagrecimento e Controlo de Peso

É um problema se comer mais do que preciso fisicamente esporadicamente? Se não comeres descontroladamente até te sentires fisicamente mal, não, não é um problema de forma nenhuma!

Mas para quem está a trabalhar em controlar o peso é importante saber que lutar contra a nossa fisiologia é uma guerra ingrata estimulada por muitas dietas. Temos que conhecer o funcionamento primitivo do nosso corpo, temos de perceber porque fazemos o que fazemos e sentimos o que sentimos.

“Eu sabia que não devia estar a comer aquilo mas comi na mesma”

“Começo super motivada e faço tudo certinho mas depois basta sair do plano e perco-me”

Se queremos mudar de hábitos alimentares temos de perceber como funciona o nosso corpo e ser arquitetos do nosso ambiente (com ajuda de quem sabe). Criar um ambiente em que seja mais fácil fazer boas escolhas alimentares, sem estar dependente de motivação e de ter o nosso pensamento e vida a girar à volta de comida.

Temos de aprender a jogar com as particularidades e fragilidades do nosso corpo e do nosso cérebro (adaptados durante milhares de anos a um ambiente de escassez, habituados a ter fome e ir à caça, não em ir a buffets) em vez de lutar contra eles.

Como já devem ter percebido, se não os percebemos eles impõem-se fácil.

Mas lembra-te, o que comes em ocasiões especiais é insignificante comparando com o que comes na tua rotina.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0