Hoje deixo-vos uma receita de compota deliciosa e saudável, feita com sementes de chia e muito pouco açúcar (ou nenhum se quiserem).

Faz-se em menos de 15 minutos, é saudável e deliciosa. Na verdade, podemos substituir uma peça de fruta por esta compota de vez enquando.

As compotas tradicionais são 50% fruta, 50% açúcar. No mercado tem vindo a crescer a oferta com redução de açúcar adicionado ou com a substituição do açúcar branco refinado por outro tipo de açúcar (por exemplo, sumo de uva concentrado que, na prática, é xarope de frutose, o açúcar da fruta, enriquecido em compostos fenólicos, antioxidantes naturais da uva). Para quem quer emagrecer ou controlar a quantidade de açúcar é necessário sempre moderação, mesmo neste tipo de opções.

Todas as opções podem ser integradas numa alimentação saudável em quantidades ajustadas e a melhor opção dependerá das vossas necessidades.

Mas, como entramos oficialmente na época dos morangos é ótima altura para considerar fazer as nossas próprias compotas saudáveis caseiras e partilhar convosco esta receita.

O Aliado:

– Sementes de chia
O gel criado após a hidratação das sementes ajuda-nos a ter aquela textura cremosa de compota sem ter de usar imenso açúcar. Ao ser fonte de proteína e gorduras vai ser uma opção mais saciante e completa.

Se quiserem uma textura mais forte podem adicionar também pectina. Uma fibra solúvel que ajuda a dar textura (encontram nos supermercados).

Então, vão precisar de 200g de frutos para cada 20g de sementes de chia e 20g de mel ou outro açúcar (em vez das 200g habituais nas compotas)

Mirtilos congelados, morangos aos pedaços, framboesas e pêssego são ótimas alternativas.

Basta colocar a fruta num tachinho, deixar ferver até a fruta estar desfeita e depois adicionar o mel e as sementes de chia. Mexer muito bem, deixar cozinhar 5 minutos em lume médio/baixo e está pronto!

Toda a receita tem aproximadamente 260 Kcal, são 10 Kcal por cada colher de sopa!

Adoro comer com uma tosta de sementes e queijo creme magro.

Desfrutem. Com moderação!

Conservação: Guardar no frigorífico até 3 dias ou congelar.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0