Desde quando é que ficou tão complicado comer? 🤔 🍴

Com tantas regras alimentares e conceitos conflituosos não é de estranhar que as pessoas estejam mais confusas que sempre! ❔❔❔

.

O efeito que conseguimos é exatamente o contrário do objetivo.

◾1. De um lado temos pessoas que desistem de comer saudável porque já não sabem o que isso é. Porque pensar sobre alimentação é confuso e doloroso e “parece que nem a alface é saudável afinal” por isso “quero lá saber. vou comer o que me apetece e sabe bem”.

◾2. Do outro lado temos pessoas que se preocupam com a alimentação em demasia. Consomem tanta informação conflituosa, criam tantas regras que quando acabam por comer algo que acham “MAU” (porque acaba sempre por acontecer) entram numa espiral de culpa e excesso de controlo/desiquilíbrio que afeta a auto-estima, a socialização, a relação com o corpo e com os alimentos.

.

Não bastaria quando, por razões de saúde, somos obrigados a ter uma alimentação restritiva? Porquê criar regras que nos prejudicam mais do que nos ajudam?

Há pessoas que não podem comer morangos, outras não podem comer carne, vegetais, peixe, brócolos etc. Não faz sentido andarmos a generalizar restrições alimentares específicas para algumas pessoas para todas! Se não vamos ter de deixar de comer… TUDO!

.

🚫Vamos parar de promover regras e diabolizar alimentos que podem fazer (e fazem parte) de um estilo alimentar saudável e que inclusivamente são consumidos pelos países com maior esperança média de vida do mundo?

.

Afinal, se os hidratos de carbono e/ou glúten são venono ☢️ porque é que a Itália, (🍞🍝 país do pão ao pequeno almoço e ao lanche, pizza ou massa ao almoço e almoçaradas com a família que duram horas) têm a maior esperança média de vida da Europa? E está no topo das maiores esperanças médias de vida do Mundo?! 🍜🍣🍠

Não há dúvida nenhuma que a alimentação interfere na nossa saúde e tem o poder de prevenir e controlar algumas doenças. Comer de forma equilibrada promove a nossa saúde e pode melhorar a nossa qualidade de vida significativamente.

.

Mas o segredo não está em ter medo dos alimentos. Pelo contrário! O segredo está em desfrutar da comida! Apreciar as refeições, ouvir o corpo, aprender e desfrutar de alimentos nutritivos, parar de comer quando se está saciado. Sem a necessidade de comer demais com medo de tão cedo não haver porque estamos de dieta, ou porque é um alimento “mau”. Não é no 8 nem no 80 que está o segredo de uma vida saudável. É algures no meio.

Vamos ser mais simpáticos connosco ❤🧠🙏

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0