Confesso que sou muito má a seguir receitas. Faço tudo a olho e uso as receitas mais como inspiração do que como manual de instruções (sou uma rebelde na cozinha!).

Por isso, antes de partilhar as receitas contigo tenho de ir para a cozinha medir tudo para não vos induzir em erro.

Foi o que aconteceu ontem com esta salada que foi o jantar cá em casa. A combinação do milho doce com o amargo da couve crua e o molho cremoso é uma delícia!

Aqui fica a receita.

.

Ingredientes:

– 50 g cajus

– 60 mL de água 

– 2 c. de sopa de molho de soja

– 2 dentes de alho

– 2 rodelas de gengibre 

– Sumo de meia lima

– 1 c. de sopa de de azeite

 – 1 couve crespa 

– 2 espigas de milho 

– 1 courgette pequena 

– 2 ovos cozidos (5-7 minutos)

– Cebola roxa cortado às rodelas 

– Sal e pimenta 

.

Molho:

-Deixar os cajus a hidratar na água por, pelo menos 4 horas

– Juntar os alhos inteiros, o gengibre, azeite, molho de soja, sumo de lima, pimenta e sal. Triturar tudo até ficar cremoso. 

.

Salada: 

– Cozer as espigas de milho em água com sal por 20 minutos e de seguida grelhar em lume médio por 5 minutos na chapa para dar alguma cor e aroma diferente


– Cortar a courgette ao cumprido, retirar as sementes do interior com uma colher (podem guardar para sopas) e cortar em meias luas finas. Grelhar na chapa untada com um fio de azeite por 1-2 minutos


– Rasgar as folhas da couve em pedaços separando-as do talo. Misturar metade do molho com as folhas de couve e massajar bem (eu uso as mãos para apertar bem e integrar o sabor do molho). 

– Por fim é só juntar todos os ingredientes. O milho, ovo mal cozido, a cebola e courgette.

.

Se gostares de abacate também ficaria maravilhoso nesta salada!

Mais tarde, melhor

Podemos servir de na hora mas deixar a couve no molho para o dia seguinte fica ainda melhor! As couves “cozem” com o ácido do molho e ficam mais macias e com um sabor mais apurado.

.

Alternativas à couve

Podes utilizar outra mistura de folhas se não apreciares couve. Uma mistura de alface iceberg e rúcula também é uma boa opção. Vai ficar ótimo.

.

Porque é que as couves devem fazer parte da tua alimentação?

Tal como outros legumes do seu grupo das crucíferas, a couve kale (ou couve crespa) é rica em fibra, vitamina E, C, ácido fólico e muito rica em pro vitamina A. O seu conteúdo em compostos sulfurados juntamente com o seu conteúdo em fibra favorece a flatulência e pode trazer desconfortos intestinais a indivíduos suscetíveis. No entanto, o consumo de couve oferece muitos benefícios para a saúde. De sublinhar são os resultados dos muitos estudos que têm sido feitos que identificam o seu elevado potencial anti carcinogénico, superior ao dos outros grupos vegetais. Tem propriedades anti-inflamatórias, protetoras do sistema cardiovascular, ajudam na manutenção dos tecidos como a pele, e parecesse oferecer uma ajuda considerável na prevenção da Alzheimer e da ulcera péctica.

.

Se fizeres esta receita partilha comigo como ficou nas redes sociais!


Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0