Na semana passada partilhei convosco no Instagram a receita de legumes assados e lancei-vos o desafio de escolher a receita que queriam que fizesse para aproveitar as sobras. A lasanha ganhou por muito ao risoto, gyozas e ao caril, na votação dos stories.
As lasanhas são pratos muito versáteis. Desta vez optei por fazer uma receita mais tradicional, com alimentos bem conhecidos por todos, mas com algumas adaptações para a tornar um bocadinho mais saudável.
RECEITA para 2 doses
– 250g de requeijão magro + 150ml de água batidos
– 1 mão cheia de espinafres
– 100 g de cogumelos frescos laminados
– 300 g assado de vegetais (vejam a receita na publicação da semana passada)
– 2 folhas de massa fresca
– Sal, noz moscada, pimenta
– Manjericão fresco
1- Juntam-se os legumes assados num tacho com um pouco de água e deixa-se cozinhar por 10 minutos até se desfazerem. Tritura-se num puré grossinho e acrescentam-se os cogumelos. Deixa-se cozinhar até 5 minutos.
2- Num tacho ou frigideira junta-se o batido de requeijão e água com os espinafres. Tempera-se com noz moscada, um pouco de sal e deixa-se apenas até aos espinafres murcharem ligeiramente.
3- Monta-se a lasanha por camadas começando no puré e terminado com o batido.
4- Vai ao forno 20 minutos a 180 graus. Depois é polvilhar com manjericão fresco e está pronto!
Têm uma refeição muito saborosa com mais de 200 gramas de vegetais no prato, apenas 30 gramas de massa e proteína suficiente para uma refeição completa e sem carne ou peixe.
Se fizerem questão de ter crosta dourada por cima podem acrescentar um pouco de queijo mozarela ralado. Com moderação não fosse o queijo, por excelência, (e os óleos como o azeite) o que mais contribui para as calorias das lasanhas.
Comments are closed