Quando estamos muito motivados para alcançar um objectivo é fácil cometer o erro de tentar fazer tudo e mais alguma coisa para o alcançar ao mesmo tempo. Segundo a lei de Pareto, apenas 20% das acções que fazemos contribuem com 80% dos resultados. Daí é fácil de supor que muitas das coisas com as quais perdemos tempo e energia, e que muitas vezes nos levam a desistir, na realidade, nem nos iam levar a lado nenhum.
.
Se queremos ser eficazes a alcançar um objectivo, mais do que seguir todos os conselhos e tentar fazer tudo ao mesmo tempo, o que é verdadeiramente útil para nos levar até ao resultados é remover o ineficaz e deixar de gastar a nossa energia a tornar a nossa vida mais difícil. Ou seja, pensar numa estratégia que realmente faça sentido para o ponto em que estamos e onde queremos chegar.
.
Fazer dietas restritivas estimula o nosso cérebro a pensar em comida. Está “formatado” para isso. Ajuda-nos a procurar comida quando estamos em carência para não corrermos o risco de morrer à fome.
É verdade que a probabilidade de morrermos à fome não é muita no nosso ambiente mas noutros contextos como na natureza, onde a comida é difícil de encontrar já não é verdade. Foi esta capacidade uma das razões para o ser humano conseguir sobreviver e prosperar até hoje. O que agora, num mundo cheio de comida, se tornou um desafio.
.
O primeiro passo para deixar de estar sempre a pensar em comida
.
Proibir alimentos aumenta o nível de desejo e estimula momentos de compulsão, culpa, baixa auto-estima e um ciclo de privação vs excesso que não costuma ser simpático.
.
O primeiro passo para deixar de estar sempre a pensar de comida é não fazer dietas demasiado restritivas que ponham o nosso corpo em carência. Garantir uma dieta equilibrada e nutritiva é fundamental, exetamente pelas razões de que já vos falei.
.
Vamos focar-nos mais em trazer coisas boas para as nossas vidas. Aprender a comer de forma mais saudável sem prejudicar o nosso equilíbrio e os outros quadrantes das nossas vidas ❤
#estilodevidasaudavel#comercomprazer#dietas#semdietas#fit#nutricionista#saude#saudemental#dietaintuitiva#equilibrio
Comments are closed