Cá está ela! A receita do meu arroz de vegetais e feijão que me fizeram prometer que publicava 😊

.

Para quem é fã de arroz, especialmente quem não tem por hábito utilizar as versões integrais, enriquecê-lo com vegetais é uma forma de tornar este acompanhamento mais rico nutricionalmente e com maior teor de fibra.

.

Podem utilizar os vegetais que quiserem e que gostarem (ervilhas, brócolos, couve flor, abóbora, etc.). Desta vez fiz assim:

4 mãos de arroz basmati

100 g de feijão cozido (vermelho e manteiga)

1 cebola roxa picada

3 dentes de alho picados

2 cenouras aos cubinhos

250 g de tomate triturado

Meio pimento vermelho aos cubinhos

Meia courgette aos cubinhos (guardei o interior com as sementes para uma sopa)

1 colher de sopa de azeite

2 mãos de espinafres frescos

1 ramo de salsa (ou coentros)

1 folha de louro

Sal

Água (fiz a olho mas é aproximadamente 3X a quantidade de arroz)

.

Numa tacho juntei o azeite, a cebola picada, cenouras, pimento, alho, louro e tomate e deixei cozinhar uns 5 minutos. Acrescentei água a ferver, o arroz e o sal. Quando faltam 2-3 minutos para acabar de cozer junta-se a courgette e o feijão. Apaga-se o lume e tapa-se para que termine de cozinhar. Quando estiver al dente junta-se os espinafres e a salsa e serve-se.

.

Vais fazer a mais para comer noutro dia?

Apago sempre o lume antes de acabar de cozinhar e não deixo que cozinhe a 100%, fica “al dente”. Sirvo para os pratos o que vou utilizar no dia rápidamente e o restante divido logo em recipientes para que arrefeça rápido.

.

Se fizer muita quantidade ou achar que cozeu demais tenho uns cubinhos de caldo de legumes congelado (faço com as cascas e sobras de vegetais. Não se desperdiça nada!) que acrescento para parar a cozedura.

.

 No dia seguinte se tiver perdido o molho não tenham medo de acrescentar água para lhe “regenerar a graça”. Se acharem que vai perder sabor acrescentem à água umas pedrinhas de sal e alho em pó ou descongelem um caldo de legumes que tenham no congelador.

.

O caldo de vegetais

Para o caldo basta aproveitar talos de aromáticas, cascas e aparas de vegetais e colocar num tacho com água fria. Se colocarmos directamente em água a ferver os aromas e nutrientes ficaram retidos dentro dos vegetais e não vamos ter um caldo tão saboroso e nutritivo. Ligamos o lume e deixamos ferver, sem tampa, até termos um caldo apuradinho. Depois é deixar arrefecer e congelar em cuvetes de gelo, sacos ou frascos de vidro reutilizados.

.

Já têm uma receita nova para experimentar!
Espero que gostem! 🙏🏻❤

Tags:

Comments are closed

0