Sabes qual é uma das maiores crenças que impede que mais pessoas se alimentem de forma equilibrada? Na minha opinião é a ideia que comer saudável não tem graça e não é prazeroso.
.
Se associamos a alimentação saudável a alimentação de “grilo”, a restrição e fome, cozidos e grelhados com vegetais por temperar e bolachas “esferovite” (como alguns lhe chamam), fica difícil ficar motivado durante muito tempo.
.
Gostar daquilo que estamos a comer e ter prazer com o processo faz toda a diferença.
Isso não significa que se já experimentámos comer saudável e não tivemos prazer nenhum vale mais desistir. Pelo contrário! Há muitos alimentos que talvez nunca tenhamos experimentado, há receitas que nunca fizemos, alimentos que só experimentamos cozinhados de uma forma e nem lhes demos segunda oportunidade. E as dietas? Será que é preciso assim tanta restrição? Não ficámos com uma má imagem de “comer saudável” há custa de uma dieta demasiado retritiva e de ouvir falar das dietas da moda que mais confundem do que ajudam?
.
Dá uma segunda (terceira e quarta..) oportunidade aos alimentos! Experimenta-os cozinhados de outra forma, experimenta refeições novas, faz pequenas alterações às refeições habituais lá de casa. Acredito que todos conseguimos encontrar o nosso equilibrio e ter prazer a comer.
.
Hoje deixo-vos uma receita que fiz para congelar e ter sempre disponível para os lanches quando me apetecer. Bolachas com recheio de fruta =D
Ingredientes para 20 bolachas:
.
Creme:
400 gramas de fruta madura (utilizei pêssegos e maracujá mas também fica ótimo com maçã ou pêra)*
4 tâmaras ou 4 colheres de sopa de uva passa
.
Massa das bolachas:
200g de farinha de aveia
200g de farinha de amêndoas
2 ovos
60 ml de água
Canela a gosto
Raspa de casca de meio limão
.
Preparação:
- Cortar a fruta e as tâmaras aos pedaços (com casca) e deixar cozinhar em lume médio, ir mexendo de vez enquando até ficar um puré espesso (45 minutos a 1h). Deixar arrefecer.
- Misturar todos os ingredientes para a massa.
- Com uma colher de sopa tirar um pouco de massa, fazer uma bolinha com a ajuda das mãos (ligeiramente molhas com água para não colar e ajudar a deixar a massa crocante por fora)
- Espalmar a bolinha numa folha de papel vegetal deixando uma ligeira cova no meio
- Colocar 1 colher de sopa do puré de fruta no meio
- Levar ao forno a 170 graus 15 a 20 minutos
.
Está pronto!
Cada bolacha tem aproximadamente 120 Kcal. 2 bolachas já pode ser um bom lanchinho da tarde.
O número de bolachas que deves comer depende naturalmente das tuas necessidades individuais e da forma como divides as tuas refeições ao longo do dia. Uma coisa é certa, é melhor não as comeres todas de uma vez! =D
Ser saudável não significa que tem menos calorias e contribui menos para engordar. Para doces, bolos e bolachas, moderação é sempre a palavra chave.
No responses yet