Sabias que os hábitos alimentares inadequados são o principal fator para perda de anos de vida saudáveis na população portuguesa? Grande parte dessa inadequação tem a ver com o consumo deficitário de hortofrutícolas e afastamento do padrão alimentar mediterrânico.
.
Sou apaixonada pela Dieta Mediterrânica, uma herança gastronómica fortalecedora que nos foi deixada pelos nossos avós.
A Dieta Mediterrânica representa um equilibrio alimentar que tem vindo a comprovar os seus beneficios em estudos consecutivos nos últimos anos. Promove o consumo de produtos sazonais, hortofruticolas, leguminosas e consumo moderado de proteína animal. Isto significa que temos, não só uma dieta que promove a nossa saúde, como uma dieta amiga do planeta, por ser um regime mais ecológico do que aquele que temos vindo a praticar em Portugal.
.
Bacalhau à Lagareiro é, sem dúvida, um ícone da dieta tradicional portuguesa. Elaborada com ingredientes 100% naturais, sem glúten e sem lactose a refeição de Bacalhau à Lagareiro cumpre os requisitos até para os mais exigentes que procuram uma refeição “anti-aging” e “paleo”.
.
Uma posta de bacalhau, conjuga-se na perfeição com a doçura da batata, o ligeiro amargo dos grelos e o aroma tradicional do azeite. É tão simples, tão simples, que nem precisa de receita!
.
Propriedades nutricionais
Tem propriedades antioxidantes essenciais para prevenir a degeneração celular, é rico em proteína de elevado valor biológico, fonte de gorduras saudáveis, fibras e tem uma quantidade equilibrada de hidratos de carbono complexos. Estas propriedades refletem-se na preservação da massa muscular, promoção do normal funcionamento gastrointestinal e na proteção da saúde neuronal e cardiovascular.
.
O bacalhau é um peixe rico e de fácil digestão. Tem apenas 100 Kcal das quais 99% derivam de proteínas de elevado valor biológico. Fornece uma quantidade significativa de vitaminas B6 e B12 e minerais como o potássio e fósforo.
.
Os grelos, consumidos desde os primórdios, pertencem ao grupo das brássicas. São ricos em antioxidante como a vitamina C e beta-caroteno e constituem um ótima fonte de cálcio vegetal. Têm vindo a ser estudados pelo seu potencial preventivo de alguns tipos de cancro como o cancro do intestino, da mamã, entre outros.
.
As batatas tradicionais têm pior fama do que proveito! Têm apenas 85 kcal por cada 100 gramas, espantem-se, menos do que a famosa batata doce que tem 119 kcal! No entanto têm um pouco menos de fibra e vitamina A, nada de problemático quando temos uma alimentação completa com vegetais.
As batatas são fonte de hidratos de carbono complexos e o seu consumo moderado, é recomendado na dieta mediterrânica.
A melhor forma de as consumir é cozidas com casca, em conjugação com uma refeição rica em vegetais, tal como no tradicional prato de Bacalhau à Lagareiro!
.
100% extraído da azeitona, o azeite é uma das melhores gorduras que podemos utilizar para cozinhar e temperar. Fonte maioritária de ácidos gordos monoinsaturados que nos ajudam a manter níveis normais de colesterol no sangue, o azeite é um óleo rico em antioxidantes e vitaminas lipossolúveis. Adicionando uma colher de sobremesa de azeite a uma refeição com vegetais vais ajudar a absorção de vitaminas A, D, E e K e torná-la mais equilibrada.
Mas atenção, moderação com o galheteiro! Convém ter presente que ser saudável não significa que tenha poucas calorias e não engorde! O azeite é o exemplo clássico de um alimento muito saudável mas que deve ser consumido com moderação. Bem sei que pode não ser fácil nos pratos da família Lagareiro!
.
Por último, mas longe de ser o menor dos “superalimentos”, o alho.
Típico de zonas de clima temperado do globo, o alho é um alimento cheio de história, cultivado e valorizado desde os tempos pré-históricos! Pensa-se que a sua origem seja da Ásia Central de onde se dispersou e chegou à maioria das culturas. Existem relatos do consumo de alho pelos escravos egípcios, usado como milagroso na prevenção e tratamento de doenças. Na bíblia encontra-se também referencias ao consumo de alho pelos hebreus durante a suaestadia no Egipto.
.
A suas propriedades benéficas na alimentação estão relacionadas com o seu conteúdo em compostos sulfurados como a alicina. Tem propriedades anti sépticas e antimicrobianas consideráveis, ao mesmo tempo que auxilia o bom funcionamento do sistema imunitário e a reparação do material genético.
Por outro lado, o alho oferece benefícios para o sistema cardiovascular, diminuindo a tensão arterial, a concentração de açúcar e LDL no sangue e fornecendo um efeito anticoagulante. A capacidade de inibir a formação de nitrosaminas (compostos potencialmente cancerígenos) faz dele um verdadeiro aliado na nossa alimentação.
.
Parceiro
Acredito que cozinhar as nossas próprias refeições nos ajuda a criar uma relação saudável com os alimentos. O ideal seria termos uma vida tranquila, tempo e disposição para cozinhar. A verdade é que todos sabemos que nem sempre é possível e está tudo bem. Ter parceiros de confiança que nos ajudem a comer bem nos dias mais atarefados é essencial. A Marmita oferece-te refeições refrigeradas que podes adequirir diáriamente através do site. Uma das minhas preferidas, claro está, é o tradicional Bacalhau à Lagareiro que podes encontrar aqui https://www.amarmita.pt/encomendar
Mantendo-nos fiéis às nossas origens, o Bacalhau à Lagareiro oferece-nos tudo o que se quer numa dieta saudável.
One response
artigo extraordinário!!!