Adoro peixe e tudo o que vem do mar. Cá por casa, pelo menos 3 vezes por semana, há receitas com peixe gordo, seja grelhado, no forno ou em estufados como neste caso. Estas 3 refeições por semana são o minimo necessário para alcançar a quantidade de Omega 3 recomendada. Um nutriente muito importante na nossa alimentação que tem um potencial neuromodelador e antiinflamatório que sem dúvida devemos aproveitar!

.

Ricos em ómega 3, os peixes gordos como a sardinha, dourada, robalo, cavala e salmão são aliados na promoção da saúde e prevenção de diversas doenças.

.

Este prato é daqueles que sabe sempre bem e dá para personalizar facilmente para os gosto de toda a família. “Não gosto de coentros”, “Não gosto de coco” não são problema! 😁

.

Para aproximadamente 4 doses utilizei:

-1 cebola média picada
-1 c. de sopa de de azeite
-250 g de tomate em polpa
-3 dentes de alho picados
-meio copo de vinho branco
-1 c. de sopa de conserva de pimento
-1 folha de louro
-pimenta
-piro piri
-1 ramo de coentros
-4 mãos de massa
-4 postas de peixe ( utilizei dourada e uma espinha de salmão que sobrou de filetes. Podem utilizar outro peixe em vez o salmão para ficar mais leve, pescada por exemplo)
-100 gramas de bivalves (utilizei mexilhão)
-sal
-Lima e leite de coco (opcional)

📃Preparação:

  • Cozer à parte o peixe em água com um pouco de sal
  • Basta suar (refogar a baixa temperatura) a cebola em azeite, adicionar o tomate, alho, pimento, talo de coentros bem picados, vinho branco, temperos e deixar cozinhar por 10 minutos.
  • Juntar a água da cozedura do peixe (passada por um passador para evitar escamas e espinhas), a massa e a couve. 5 minutos depois acrescentar o peixe em pedaços, limpo de espinhas, os bivalves. Deixar cozinhar até a massa estar al dente. Se for preciso acrescentar mais água é boa altura.
  • Adicionar coentros em folha picados

E está pronto! 🤩

Se aí por casa gostarem de pratos mais orientais basta acrescentar 1 c. de sobremesa de leite de coco, raspa e uma gotas de lima.
Se não gostarem de coentros podem substituir por salsa, juntando apenas no prato em vez de temperar no tacho. Sem medos!

Assim cada um fica com o seu prato personalizado já e todos ficam satisfeitos! 👏

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0